Psicologia comportamental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Psicologia comportamental é um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano.

A base teórica deste ramo de atuação do psicólogo é o behaviorismo. Edward L. Thorndike e John Watson foram uns dos precursores dessa teoria. Thorndike afirma que o comportamento de todo animal, inclusive o homem, tende a se repetir, se for recompensado (reforço positivo) ou se for capaz de eliminar um estímulo aversivo (reforço negativo) assim que emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (punição) após sua ocorrência. Pela lei do reforço, o ser irá associar essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para um contexto mais amplo. Watson limitou-se a considerar apenas eventos observáveis e físicos para análise, descartando comportamentos encobertos, dentro do paradigma Estímulo-Resposta (S -> R). Apesar de ser dualista e considerar a existência da mente, atacava a psicologia como a ciência desta, dizendo que não produzia resultados confiáveis. Acreditava que a psicologia só atingiria um patamar de confiabilidade se sua área se limitasse apenas ao estudo do comportamento observável. Suas proposições teóricas hoje servem apenas como história da psicologia.

B. F. Skinner foi o fundador de uma das filosofias que embasam a análise experimental do comportamento, o behaviorismo radical. Skinner dizia que o organismo teria em seu comportamento três tipos deles: P.D.F(padrão fixo de ação); comportamento respondente (100% inatos) e operantes (100% aprendidos). Segundo Skinner, o homem será influenciado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais, tendo como parâmetro teórico o Selecionismo de Charles Darwin. A unidade básica para se estudar um comportamento, é a tríplice contigência representada por Sant-R-Sconsq. Na teoria de Skinner os fatores culturais atuam como modificadores do comportamento, em uma relação funcional do indivíduo com o ambiente através do comportamento 

1. O que é Psicologia Comportamental?

Psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma perspectiva que se tornou dominante durante a primeira metade do século 20, graças a pensadores proeminentes tais como BF Skinnere John B. Watson. A base da psicologia comportamental sugere que todos os comportamentos são aprendidos.

Psicologia comportamental sugere que todos os comportamentos são aprendidos, mas como exatamente esse aprendizado acontece? Dois desses processos-chave envolvem a aprendizagem por associação e aprendizagem através de reforço e punição.

2. Aprendizado pode ocorrer através de associaçõesAlguma vez você já ouviu alguém comparar algo com "os cães de Pavlov" e não entendeu a referência? A frase refere-se a uma descoberta acidental feita pelo fisiologista Ivan Pavlov, que descobriu que os cães poderiam ser condicionados a salivar ao som de um sino. Este processo, conhecido como condicionamento clássico, tornou-se uma parte fundamental da psicologia comportamental.
Vamos dar uma olhada em alguns dos princípios básicos do condicionamento clássico.

3. Fenômenos no condicionamento clássico
Há um número de diferentes fenômenos que afetam o condicionamento clássico. Estes fatores podem influenciar a rapidez com que um comportamento é adquirido e a força dessa associação.
A primeira parte do processo de condicionamento clássico é conhecida como aquisição. Durante esta fase, uma resposta é estabelecida e reforçada. Em outros casos, um processo conhecido como extinção ocorre quando uma associação desaparece; isso faz com que o comportamento enfraqueça gradualmente ou desapareça.

4. Aprendizagem pode ocorrer através de recompensas e punições.
Além das respostas naturais condicionadas através da associação, o behaviorista BF Skinner descreveu um processo em que a aprendizagem pode ocorrer por meio de reforço e punição. Este processo, conhecido como condicionamento operante, funciona através da formação de uma associação entre um comportamento e as consequências do comportamento.
Por exemplo, se uma mãe recompensa seu filho com elogios cada vez que ele pega seus brinquedos, ela está reforçando o comportamento desejado. Como resultado, será mais provável que a criança volte a guardar seus brinquedos.
Outro exemplo seria a ação de um pombo bicar uma chave para ganhar uma recompensa. Toda vez que o pássaro bica corretamente na chave, o animal recebe uma bolinha de comida como recompensa. Como resultado, o comportamento de bicadas irá aumentar.

5. Esquemas de reforço são importantes

À primeira vista, o processo de condicionamento operante parece bastante simples. Basta observar um comportamento e, em seguida, oferecer uma recompensa ou punição. No entanto, BF Skinner descobriu que o calendário destas recompensas e punições tem uma influência importante sobre a rapidez com que um novo comportamento é adquirido e a força da resposta.

Reforço contínuo envolve gratificar cada instância única de um comportamento.Este esquema é frequentemente utilizado no início do processo de condicionamento operante. Como o comportamento é aprendido, o cronograma pode ser ligado a um esquema de reforço parcial. Isto envolve oferecer uma recompensa, após um certo número de respostas ou quando um período de tempo tenha decorrido.

Por vezes, o reforço parcial ocorre num horário consistente ou fixo, tal como depois de cada cinco respostas ou depois de cinco minutos terem passado. Em outros casos, um número variável e imprevisível de respostas ou tempo deve ocorrer antes que o reforço seja fornecido.

6. Um quem é quem em Psicologia Comportamental

Psicologia comportamental tem sido influenciada por uma série de proeminentes pensadores. Parte da compreensão da história e do fundamento destes princípios comportamentais envolve aprender mais sobre as pessoas que descobriram e defenderam essas teorias.

  • Ivan Pavlov : O fisiologista russo que descobriu o condicionamento clássico.
  • Edward Thorndike: Um psicólogo pioneiro que descreveu a lei do efeito, que teve uma influência importante sobre o desenvolvimento do movimento behaviorista.
  • John B. Watson: Um psicólogo americano que acreditava que a psicologia deve ser a ciência do comportamento observável.
  • Clark Casco: Um behaviorista que propôs a teoria da unidade de aprendizagem.
  • BF Skinner: um dos pensadores comportamentais mais conhecidos; mais conhecido por sua teoria do condicionamento operante.

7. Análise comportamental

Enquanto o domínio da psicologia comportamental foi corroído depois de 1950, princípios comportamentais continuam a ser importantes hoje. Hoje, a análise do comportamento é frequentemente utilizada como uma técnica terapêutica para ajudar crianças com autismo e atrasos de desenvolvimento a adquirir novas habilidades.

Muitas vezes envolve processos como modelagem (recompensar aproximações cada vez mais perto do comportamento desejado) e acorrentar (dividir uma tarefa em partes menores e, em seguida, ensinar e acorrentar os passos subsequentes juntos).

8. Mudança nem sempre é fácil

Se você já tentou largar um mau hábito ou iniciar um novo plano de exercícios, então você provavelmente percebeu que a mudança raramente é fácil. Fazer uma mudança duradoura no comportamento pode ser extremamente difícil, se você está tentando perder peso, parar de fumar ou melhorar seus hábitos de estudo. Entretanto, combinando a sua compreensão da psicologia comportamental com outras técnicas psicológicas comprovadas, você pode aprender como efetivamente mudar um comportamento .

9. Principais Termos e Definições da Psicologia Comportamental

  • estímulo incondicionado
  • estímulo condicionado
  • Resposta incondicionada
  • Resposta condicionada
  • Esquema de intervalo fixo
  • Esquema de intervalo variável
  • Razão fixa
  • Razão variável

10. Responda a perguntas sobre a Psicologia Comportamental

Agora que você analisou alguns dos elementos mais importantes da psicologia comportamental, é hora de colocar o seu entendimento em teste. Uma das melhores maneiras de aprender é fazer exercícios  

© 2018 Espaço Multiprofissional GPPSICOLOGIA
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started